A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) firmou contrato com a agência de notícias iNFRA para receber boletins diários sobre o setor de infraestrutura de transportes e energia. O contrato, no valor de R$ 15.600, foi assinado nesta semana e terá vigência de um ano.
A contratação foi solicitada pela Gerência-Geral de Consultoria Temática da ALMG, e não pela área de comunicação, o que ilustra o aumento do interesse sobre o tema na Casa, em meio à expectativa de discussões sobre a federalização das estatais mineiras e os projetos de privatização da Cemig e Copasa, já protocolados pelo governo Zema, além de debates sobre PPPs para a gestão de rodovias e unidades prisionais.
De acordo com o edital da contratação, a Gerência-Geral de Consultoria Temática tem registrado um aumento nas demandas por assessoramento parlamentar nas áreas de infraestrutura de transportes, intervenções urbanas e energia. O documento destaca os “vultuosos investimentos” em execução nas esferas federal, estadual e municipal.
O serviço contratado fornecerá boletins diários com notícias e análises especializadas para até 10 servidores da área técnica da Assembleia.
A ALMG já demonstrou interesse prévio pelo setor de infraestrutura, tendo mantido uma Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias entre 2018 e 2022, que produziu estudos técnicos e jurídicos sobre investimentos ferroviários no estado.