Associação assume gestão do Parque da Gameleira com contrato milionário

Com a nova administração, a previsão é a de que em cinco anos o espaço se torne autossuficiente
A assinatura contou com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes. Foto: Maria Teresa Leal/ Seapa

A três meses da eleição que definirá o próximo presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), a entidade assume oficialmente a gestão do Parque de Exposições Bolivar de Andrade, o tradicional Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. Firmado com o Governo de Minas e com validade de dois anos, o contrato de R$ 6 milhões teve assinatura simbólica durante a abertura da 42ª Exposição Nacional da raça, no sábado (26).

No primeiro ano, o Estado fará o repasse de 50% do valor pela exploração da área. A outra metade será captada pela entidade com a realização de eventos. No segundo ano, o governo fará o repasse de 40% do valor, com a captação do restante sob a responsabilidade da entidade.

A expectativa é a de que haja um crescimento de 10% da arrecadação por ano. Dessa forma, em cinco anos o parque será autossuficiente. O contrato pode ser prorrogado por 20 anos. 

A medida abre caminho para uma nova etapa na ocupação e revitalização do local, que possui 9 hectares e localização estratégica na capital mineira.

Registro genealógico

O edital de seleção foi publicado em setembro pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que buscava uma entidade com registro genealógico reconhecido apta a administrar o parque e fortalecer os dados de origem e ascendência da raça. 

O ato de assinatura contou com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes; da diretora-presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez; e da diretora-geral do IMA, Luiza de Castro.

Bastidores e sucessão

Nos bastidores, a transferência da gestão do Parque à ABCCMM, um ativo estratégico para o setor, é observada de perto pelos candidatos que disputam a sucessão da presidente Cristiana Gutierrez, em eleição marcada para novembro. 

Três chapas já estão articuladas para concorrer ao comando da associação: ‘Avante Marchador’, liderada por Daniel Siriema; ‘Juntos pelo Mangalarga Marchador’, por Dario Colares; e ‘ABCCMM para Todos’, por Marcelo Tostes.

Passaporte equídeo

Durante a cerimônia, o secretário Thales Fernandes também anunciou a abertura de consulta pública para a implantação do passaporte sanitário equídeo, documento que poderá substituir a Guia de Trânsito Animal (GTA) em eventos e atividades específicas. A proposta visa desburocratizar o transporte de equinos, asininos e muares em território mineiro. A consulta ficará disponível no portal oficial de consultas públicas do Estado até 28 de agosto.

Leia também:

A cidade do Norte de Minas que vai receber verba milionária para recuperar estragos causados pelas chuvas

O erro técnico que salvou o aumento salarial de vereadores de cidade mineira, segundo o STF

Aposentada de MG pede bloqueio de patrimônio de Vorcaro por desconto no INSS

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse