A ideia de aliados de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que tentam viabilizar uma nova visita do presidente da República a Minas Gerais ainda neste mês é fazer com que ele e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) dividam um palanque durante a agenda. O plano, como já mostrou O Fator, é promover um evento para a entrega de máquinas agrícolas. Agora, a reportagem avançou na apuração e, além da possível presença de Pacheco, soube que a principal candidata a sediar a atividade é a sede das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa Minas).
Interlocutores com trânsito no entreposto, inclusive, estão confiantes com a possibilidade de a visita de Lula sair do campo das ideias. Apesar do otimismo, não há data fechada.
Pacheco, cabe lembrar, é o nome preferido de Lula para disputar o governo mineiro representando as forças que compõem a atual gestão federal. O senador, entretanto, ainda não se decidiu sobre o tema — e tem, inclusive, convites para deixar o PSD.
O maquinário que pauta a eventual visita de Lula será entregue às prefeituras por meio do Ministério da Agricultura e da Pecuária (Mapa) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Nesta semana, o presidente esteve em Montes Claros, no Norte do de Minas. Lá, com Pacheco ao lado, participou de um evento da Novo Nordisk, farmacêutica que fabrica medicamentos como o Ozempic. A empresa anunciou investimento de R$ 6,4 bilhões para expandir a fábrica que mantém na cidade.
