Uma porta-voz do Departamento de Segurança Doméstica dos Estados Unidos (DHS) disse nesta segunda (24) que a autodeportação é a opção “mais segura” para os imigrantes ilegais, e a “melhor opção” para todos os envolvidos.
“A autodeportação também é a opção mais segura para estrangeiros ilegais, ao mesmo tempo em que preserva os recursos de nossas autoridades policiais”, disse Tricia McLaughlin, secretária assistente de Relações Públicas do DHS, em coletiva de imprensa por telefone a jornalistas das Américas, da qual O Fator participou.
“Não só é mais seguro, mas também economiza dólares dos contribuintes americanos e recursos valiosos [das agências] CBP e ICE para focar em estrangeiros criminosos perigosos”, acrescentou.
McLaughlin fez a declaração ao divulgar o aplicativo CBP Home, lançado em 10 de março.
O aplicativo, versão atualizada de um app anterior empregado pelo governo Biden, trouxe uma nova função: o botão “Intenção de Sair”, que permite ao imigrante em situação irregular comunicar sua vontade de deixar os Estados Unidos.
“O incentivo é claro. Se eles não se autodeportarem, nós os encontraremos, os deportaremos e eles não retornarão”, disse McLaughlin, lendo de um texto preparado.
Mais tarde, ao responder a perguntas de jornalistas, McLaughlin disse que a autodeportação é ainda a “melhor” opção para todos os envolvidos.
“Continuaremos a pressionar a mensagem de que encontraremos esses indivíduos que estão aqui ilegalmente. Nós os prenderemos e eles serão deportados. Então, a melhor opção para todos os envolvidos é sair agora, e você pode fazer isso facilmente usando o aplicativo CBP Home”, acrescentou.
McLaughlin não respondeu a perguntas de jornalistas sobre a quantidade de pessoas que já usaram a função para comunicarem a autodeportação.
O Fator perguntou ao diplomata Joe Salazar, que também participou da coletiva, sobre novidades nos planos de fechar consulados e escritórios dos EUA, incluindo o de BH.
“Não temos notícias neste momento para compartilhar, sobre quaisquer fechamentos no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo”, respondeu ele.
Leia também:
Arquivos JFK: documento da CIA lista senador de ‘Minas Serais’
O que diz o projeto de lei que pode barrar Moraes nos EUA
Agricultura dos EUA não identifica consultoria brasileira cancelada