Belo Horizonte venceu duas categorias da edição deste ano do Prêmio Band Cidades Excelentes. A comenda, entregue em Brasília (DF) na noite de segunda-feira (1°), é destinada a municípios com bons índices de gestão em diferentes áreas da administração pública. A capital mineira foi escolhida a melhor capital do país na categoria geral e apontada, ainda, como a cidade com mais de 100 mil habitantes que melhor cumpriu requisitos de governança, eficiência e transparência.
Para determinar os vencedores, a organização do prêmio utiliza o Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), calculado pelo Instituto Áquila, que organiza a competição ao lado do Grupo Bandeirantes de Comunicação. O IGMA, que usa conceitos de big data e inteligência artificial (IA), é uma plataforma que reúne dados públicos sobre todas as 5.750 cidades brasileiras. Projetos enviados pelas prefeituras por meio do site oficial do prêmio também são considerados.
A partir das informações presentes na base de dados do IGMA, a IA calcula a nota final de cada município a partir de 62 indicadores de diferentes áreas ligadas a políticas públicas.
Duas outras cidades mineiras também chegaram ao mais alto lugar do pódio na etapa nacional do prêmio Band Cidades Excelentes. Uberlândia, no Triângulo, venceu a categoria geral entre os municípios com população superior a 500 mil habitantes, enquanto Muriaé (Zona da Mata) foi considerado o município de melhor desempenho educacional entre as localidades com mais de 100 mil moradores.