A BHP Brasil anunciou, nesta quinta-feira (5), a nomeação de Emir Calluf Filho como novo presidente da companhia no país. Calluf, que integra a empresa desde 2020 e ocupava a vice-presidência legal da BHP Américas, substitui Carla Wilson no comando da operação brasileira.
O executivo participou das negociações de repactuação relacionadas ao rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, uma joint-venture entre BHP Brasil e Vale, que resultou na assinatura do novo acordo de reparação da Bacia do Rio Doce.
“Assumo essa posição focado em três pilares fundamentais: garantir o cumprimento integral do contrato de 20 anos da reparação, assinado em outubro desse ano com as autoridades brasileiras; apoiar a retomada da operação da Samarco em sua total capacidade; e seguir olhando para o futuro e para as oportunidades de negócios no Brasil, reforçando o nosso comprometimento de nos manter presentes e relevantes no país”, declarou Calluf.
O novo presidente é formado em direito, com especialização em direito internacional e direito empresarial. Antes de ingressar na BHP como diretor de legal Brasil, trabalhou na International Flavors & Fragrances (IFF) e na J&F.
Carla Wilson, que liderou a BHP Brasil nos últimos dois anos como general manager, assumirá a posição de diretora de projetos na equipe de Joint-Ventures não operadas das américas, com base no Chile. Em seu pronunciamento, Wilson destacou a conclusão do acordo de reparação e o apoio à Samarco durante sua recuperação judicial.
Segundo a mineradora, a mudança na liderança visa consolidar a relação da BHP Brasil com stakeholders estratégicos e fortalecer os negócios no país.