Biografia do Abismo: livro sobre a polarização brasileira será lançado em BH

O lançamento do livro acontece, às 19h, na Livraria Leitura, do BH Shopping
O jornalista e mestre ciência política pelo IESP/UERJ, Tomas Traumann, e o PHD em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), Felipe Nunes. Autores do livro Biografia do Abismo
O livro tem como autores o jornalista, Tomas Traumann (Esq.) e o PHD em ciência política, Felipe Nunes (FOTO: Divulgação)

As consequências da polarização que toma conta do Brasil ilustram o livro Biografia do Abismo. A obra será lançado nesta quinta-feira em Belo Horizonte. Ela debate o acirramento entre lulistas e bolsonaristas para o cotidiano das famílias, empresas e instituições brasileiras.

O livro tem como autores o PHD em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), Felipe Nunes, e o jornalista e mestre ciência política pelo IESP/UERJ, Tomas Traumann.

A obra foi escrita com base em entrevistas domiciliares e mais de 150 grupos focais em 2021, 22 e 23. Os dados coletados mostram que o acirramento entre lulstas e bolsonaristas transbordou para o cotidiano.

Os autores falam de uma mudança política e na vida dos brasileiros. “O que em outros anos era só uma eleição entre grupos políticos, virou um processo de competição de identidades, no qual cada bolha fica cada vez mais parecida internamente e, ao mesmo tempo, mais diferente que a outra”, contam.

Segundo as pesquisas, um de cada sete brasileiros rompeu uma amizade durante a campanha e a grande maioria não se arrepende da briga por motivos políticos. Um de cada quatro brasileiros diz que se sentiria mal caso seus filhos estudassem em uma escola onde os pais dos outros alunos tivessem uma visão política distinta da sua.

Quase um terço conta que ficaria infeliz se um genro ou uma nora votassem em um candidato diferente do seu e um em cada sete diz que boicotaria uma marca com um garoto propaganda vinculado ao outro lado.

Serviço

O lançamento do livro acontece, nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, às 19h, na Livraria Leitura, do BH Shopping.

Leia também:

Servidora é presa após mentir sobre falso câncer e receber R$ 656 mil do Estado

Justiça proíbe Prefeitura de Ouro Preto de realizar contratações temporárias

Ministério e deputados montam força-tarefa para acompanhar denúncias feitas por terceirizados da educação em BH

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse