Governo Lula corrige nota sobre Mapa da Fome após alerta de ‘O Fator’

Mostramos que dado atribuído à ONU não está no relatório
Lula e outros em sessão do G20
Wellington Dias e Lula em sessão do G20: pedalada corrigida. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo Lula corrigiu na sexta (26) nota sobre o Mapa da Fome da ONU, após O Fator mostrar que a Secom atribuiu ao relatório dados que não estão lá.

Como O Fator apurou e verificou com a assessoria de imprensa da FAO, a edição 2024 do Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial (SOFI 2024), lançada na semana passada, não traz dados individualizados sobre queda da insegurança alimentar em 2023, ao contrário do afirmado pela Secom.

O Ministério do Desenvolvimento Social admitiu a O Fator que “[o]s dados extraídos do Relatório da ONU sobre Insegurança Alimentar Mundial (SOFI 2024) não serão publicados em separado. A FAO, excepcionalmente, informou os números individualizados de 2023 ao governo brasileiro”.

Depois dessa resposta, enviada no começo da noite de quarta (24), a Secom atualizou o texto com linguagem quase idêntica: “Os dados extraídos do Relatório da ONU sobre Insegurança Alimentar Mundial (SOFI2024) não são publicados em separado, com recorte anual. A FAO, excepcionalmente, informou os números individualizados de 2023 ao Governo Federal brasileiro”.

Leia também:

A opinião de um integrante do governo Lula sobre um referendo para tratar das vendas de Cemig e Copasa

Vereadora aciona Justiça para tentar barrar reforma administrativa proposta pela Prefeitura de BH

A data da votação final da reforma administrativa de Fuad na Câmara de BH

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse