Governo Lula corrige nota sobre Mapa da Fome após alerta de ‘O Fator’

Mostramos que dado atribuído à ONU não está no relatório
Lula e outros em sessão do G20
Wellington Dias e Lula em sessão do G20: pedalada corrigida. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo Lula corrigiu na sexta (26) nota sobre o Mapa da Fome da ONU, após O Fator mostrar que a Secom atribuiu ao relatório dados que não estão lá.

Como O Fator apurou e verificou com a assessoria de imprensa da FAO, a edição 2024 do Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial (SOFI 2024), lançada na semana passada, não traz dados individualizados sobre queda da insegurança alimentar em 2023, ao contrário do afirmado pela Secom.

O Ministério do Desenvolvimento Social admitiu a O Fator que “[o]s dados extraídos do Relatório da ONU sobre Insegurança Alimentar Mundial (SOFI 2024) não serão publicados em separado. A FAO, excepcionalmente, informou os números individualizados de 2023 ao governo brasileiro”.

Depois dessa resposta, enviada no começo da noite de quarta (24), a Secom atualizou o texto com linguagem quase idêntica: “Os dados extraídos do Relatório da ONU sobre Insegurança Alimentar Mundial (SOFI2024) não são publicados em separado, com recorte anual. A FAO, excepcionalmente, informou os números individualizados de 2023 ao Governo Federal brasileiro”.

Leia também:

Moro pede vista de arma de fogo para advogado

Chefe de gabinete de Fuad se despede em grupo com secretários da PBH

Senadores votam porte de arma para advogado

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse