Bruno Miranda confirma candidatura a presidente da Câmara de BH

Líder de Fuad na Casa vai enfrentar Juliano Lopes (Podemos) na disputa
O principal articulador é o vice-prefeito eleito Álvaro Damião (União), que defende, desde a primeira semana depois da eleição para prefeito, que o Executivo deveria ter um candidato para presidir a Câmara | Foto: Abraão Bruck/CMBH

O vereador Bruno Miranda (PDT) oficializou nesta terça-feira (24) que será candidato a presidente da Câmara de Belo Horizonte. Líder de Fuad Noman (PSD) na Casa durante os últimos anos, o pedetista será o nome do governo e disputará a cadeira contra o vereador Juliano Lopes (Podemos), apoiado pelo secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro.

A candidatura de Miranda já vinha sendo estudada há semanas, mas só nesta terça se tornou oficial. O principal articulador é o vice-prefeito eleito Álvaro Damião (União), que defende, desde a primeira semana depois da eleição para prefeito, que o Executivo deveria ter um candidato para presidir a Câmara.

Damião esteve reunido com o prefeito Fuad Noman nesta terça-feira (24) e, pelo que soube O Fator, recebeu a autorização de Fuad para lançar Miranda.

O desafio de Miranda é tentar atrair votos do grupo de 24 vereadores que já declararam apoio a Juliano Lopes ainda em outubro. Na avaliação de interlocutores, a composição ainda é possível, uma vez que “nem todos os vereadores eleitos que participaram do encontro são membros da chamada Família Aro”.

“Estamos conversando e abertos a dialogar com todos”, disse Bruno Miranda

Interlocutores ligados ao grupo de Bruno Miranda miram, principalmente, vereadores eleitos do PRD, Solidariedade, PV e PCdoB para “mudar de lado” na disputa. A reportagem entrou em contato com alguns dos nomes e, mesmo em anonimato, nenhum parlamentar eleito admitiu a possibilidade de trocar o apoio.

Em outubro, passaram pelo jantar de apoio a Juliano Lopes uma série de vereadores que não integram a chamada “Família Aro”. Os parlamentares da família, além de Juliano Lopes, estiveram em peso: Zé Ferreira (Podemos), Professora Marli (PP), Tileleo (PP), Neném da Farmácia (PMN), Flávia Borja (DC) e Lucas Ganem (Podemos), que está em Belo Horizonte.

Além destes, participaram do encontro:

Leonardo Ângelo – Cidadania
Diego Sanches – Solidariedade
Rudson Paixão – Solidariedade
Wanderley Porto – PRD
Michelly Siqueira – PRD
Pablo Almeida – PL
Uner Augusto – PL
Vile Santos – PL
Sargento Jalyson – PL
Cláudio – PL
Marilda Portela – PL
Osvaldo Lopes – Republicanos
Edmar Branco – PCdoB
Wagner Ferreira – PV
Bráulio Lara – Novo
Fernanda Altoé – Novo

Leia também:

Vereador do PSD, partido de Fuad, assina resolução contra aumento de passagem em BH

Vereador nomeia prima como chefe de gabinete na Câmara de BH

Oposição a Zema pode votar em bloco na disputa pelo Tribunal de Contas

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse