Candidato a presidente da Câmara de Belo Horizonte, o vereador Juliano Lopes (Podemos) conquistou um apoio inesperado na noite desta sexta-feira (27): o de Janaína Cardoso (União), correligionária do vice-prefeito eleito Álvaro Damião, principal articulador político da prefeitura na eleição do Legislativo.
Em vídeo obtido por O Fator, Janaína Cardoso anuncia que votará Juliano Lopes na eleição da mesa na próxima quarta-feira (1º). “A vida é feita de surpresas, e as vezes essas surpresas são desagradáveis, mas são nesses momentos que precisamos tomar decisões”, diz a parlamentar, ao lado de Lopes.
Na última terça (24), o vereador Bruno Miranda (PDT) se lançou candidato a presidente, rivalizando com Juliano Lopes na disputa. O pedetista possui apoio de interlocutores da prefeitura, principalmente de Damião.
Como O Fator já mostrou, Damião tem atuado para atrair parlamentares que vinham sinalizando apoio a Lopes, e tem planejado retaliações aos vereadores da base que pretendem caminhar com o parlamentar do Podemos.
Em outubro, Juliano Lopes havia recebido o apoio de outros 23 vereadores – 24, somando com o próprio voto, e ainda sem contar com o de Janaína Cardoso, resultando em 25. Para ser eleito, o candidato precisa de maioria simples, ou seja, 21 votos.
No caminho oposto, o vice-prefeito eleito Álvaro Damião afirmou que a candidatura de Bruno Miranda já teria “votos suficientes para ser eleito presidente da Câmara”, e que buscava, ainda, a formalização de uma chapa única na quarta-feira. A afirmação foi feita na tarde desta sexta-feira, durante entrevista à Rádio Itatiaia.