O vereador Álvaro Damião, do União Brasil, voltou a ganhar força para ser o candidato a vice na chapa do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), que tentará a reeleição. O Fator apurou que as conversas a respeito da indicação de Damião para o posto avançaram nos últimos dias, depois de semanas de indefinição.
Se antes aliados de Fuad acreditavam que a batida de martelo ficaria para a reta final do prazo de registro de chapas junto à Justiça Eleitoral, o panorama agora é outro. Interlocutores mais otimistas acreditam na oficialização da dobradinha em breve.
A possível indicação de Damião vai ao encontro de um acordo firmado pelo PSD com o União Brasil para que a legenda fruto da fusão entre PSL e DEM fosse a responsável por apontar o vice – mesmo em um cenário em que o escolhido fosse de outro partido.
Ainda segundo soube a reportagem, lideranças de PSD e União têm tido conversas constantes a fim de amarrar as pontas da negociação. Apesar do otimismo, ainda há arestas que precisam ser aparadas.
Como já mostrou a reportagem, Fuad chegou a manifestar interesse pela possibilidade de ter uma mulher como vice. Paralelamente, sempre enxergou Damião como uma boa opção.
A dificuldade na construção da indicação de Damião passava, principalmente, na resistência do vereador em “abrir mão” da reeleição à Câmara Municipal para se arriscar na disputada campanha à PBH.
Entre os pontos colocados nas conversas, Damião chegou a colocar na mesa que toparia se tivesse a garantia, depois, que poderia assumir como deputado federal caso Fuad não fosse reeleito. O parlamentar é o primeiro suplente de deputado federal do União Brasil. O acordo não foi fechado nestes moldes, mas a reportagem apurou que essa situação já foi “superada” entre os articuladores.