Candidatos à Prefeitura de BH ainda ‘patinam’ no TikTok

Concorrentes ao Executivo municipal têm se limitado a reproduzir, na rede chinesa, conteúdos pensados para outras plataformas
A plataforma, famosa pela publicação de vídeos curtos, com no máximo 60 segundos, tem grande potencial viral | Foto: Pixabay

Os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) ainda não desenvolveram uma estratégia de comunicação própria para o TikTok, rede social chinesa muito badalada entre os eleitores mais jovens. A plataforma, famosa pela publicação de vídeos curtos, com no máximo 60 segundos, tem grande potencial viral. Apesar disso, os concorrentes ao Executivo da capital mineira têm se limitado a reproduzir, no TikTok, o conteúdo elaborado para outras plataformas.

Bruno Engler (PL) é o que tem a maior inserção no TikTok, mantendo dois perfis. Em um, divulga as atividades do mandato de deputado estadual, tendo mais de 404 mil seguidores. No segundo, voltado ao público de BH, tem mais de 354 mil seguidores. Por lá, Engler tem concentrado as publicações de campanha.

Desde o início de agosto, foram feitas 53 posts no perfil de campanha. Um dos vídeos compartilhados na plataforma chinesa obteve 104 mil visualizações. Nas imagens, extraídas do debate promovido pela Band Minas no mês passado, Engler rebate uma afirmação de Rogério Correia (PT) sobre o papel do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas tratativas pela expansão do metrô belo-horizontino.

A candidata com o segundo maior número de seguidores no TikTok é Duda Salabert (PDT): mais de 149 mil. Desde 1° de agosto, a equipe da pedetista publicou 16 vídeos. O recorde de visualizações, com 45 mil aberturas, também está relacionado a um trecho do debate da Band. Na publicação, Duda anuncia que uma de suas primeiras medidas como prefeita seria pagar, em BH, o maior salário para os professores da rede pública municipal entre todas as capitais.

Rogério Correia, por sua vez, reúne mais de 51 mil seguidores em seu perfil. Ele é o candidato com o maior número de publicações no TikTok, 84. Seu post mais visualizado (59 mil) é um recorte da sua participação no debate da Band Minas, criticando a coligação de Mauro Tramonte (Republicanos) e uma eventual política de privatização das escolas públicas do município.

Gabriel Azevedo (MDB), embora seja dos candidatos que, pessoalmente, melhor se familiariza com as redes sociais, tem pouco mais de 3,8 mil seguidores no TikTok. Desde o início da campanha, ele publicou 30 vídeos, e, entre estes, o com maior número de visualizações (mais de 11 mil), é um recorte da sua participação no debate na Rede Minas, quando direciona sua pergunta ao cartaz que sinalizava a ausência do prefeito Fuad Noman (PSD).

Liderando as pesquisas, Mauro Tramonte tem uma conta com pouco mais de 7 mil seguidores na plataforma chinesa. Sua equipe fez 55 publicações desde o início oficial da campanha eleitoral. O post líder de acessos foi visto 21 mil vezes e mostra o deputado estadual lamentando a morte do apresentador Silvio Santos.

Tendo feito apenas 10 publicações desde o início da campanha, o perfil do candidato Carlos Viana (Podemos) tem cerca de 1,9 mil. No vídeo de maior repercussão, Viana promete “devolver”, a cidades do interior mineiro, pessoas em situação de rua que vivem em BH. A promessa foi assistida por 193 mil pessoas no TikTok.

Dono da maior coligação e de uma expressiva quantidade de recursos eleitorais, o desempenho de Fuad Noman no TikTok é similar ao dos candidatos de partidos da extrema esquerda. O prefeito tem apenas 145 seguidores na rede social. Foram 48 publicações desde o início do mês de agosto e nenhuma delas teve mais de 1 mil visualizações.

Indira Xavier, que representa a Unidade Popular (UP), conta com 715 seguidores na plataforma. De agosto para cá, sua conta registrou 10 publicações. A com maior engajamento — 18 mil visualizações — foi o recorte de uma resposta a Bruno Engler no debate promovido pela Rede Minas..

Wanderson Rocha, do PSTU, publicou, no TikTok, 43 vídeos desde o início oficial da campanha. Ele tem 303 seguidores e o post com maior número de visualizações, mais de 100 mil, foi uma em que ele repercute a notícia da retirada de um torcedor do Atlético do estádio do clube, em um suposto ato de racismo.  

Por fim, Lourdes Francisco, do PCO, tem uma conta com 86 seguidores, mas ainda não fez nenhuma publicação desde o início oficial da campanha. Seu último post incentiva a mobilização popular contra a guerra entre Israel e Palestina

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