‘Caso Dandara’ chega às instâncias nacionais do PT

Possível retirada da deputada do pleito está relacionada a uma dívida com o partido; deputada diz que já pagou
deputada Dandara
Além de Dandara, apresentaram candidaturas a deputada estadual Leninha, o professor de História Juanito Vieira e o advogado Esdras Queiroz. Foto: Mariana Luciano/Câmara dos Deputados

A candidatura da deputada federal Dandara Tonantzin à presidência do PT de Minas Gerais começará a ser discutida, nesta terça-feira (10), nos órgãos da direção nacional do partido. A Comissão de Organização Eleitoral (COE), definida como responsável por acompanhar o calendário das disputas pelas Executivas da legenda, votará sobre a manutenção ou retirada do nome de Dandara da lista de postulantes ao comando do diretório mineiro dos petistas.

A possível saída de Dandara do pleito está relacionada a uma suposta dívida financeira da parlamentar com o PT. Em um vídeo que começou a circular nessa segunda-feira (9), a parlamentar admite que tinha uma pendência de cerca de R$ 130 mil junto à sigla.

Dandara afirmou, entretanto, que quitou o valor no prazo correto.

Mesmo após o pagamento, a candidatura dela aparece, desde a última semana, como indeferida no sistema que compila os concorrentes aos diretórios do PT.

Caso o parecer da COE seja pela retirada da candidatura de Dandara, ainda caberá recurso. Neste cenário, o tema seria levado ao Diretório Nacional do PT, órgão ao qual caberia a decisão final.

Na noite dessa segunda-feira, o deputado federal Reginaldo Lopes, um dos principais apoiadores da eleição de Dandara, reuniu parte de seu grupo político em Belo Horizonte para traçar as estratégias em defesa da candidatura da parlamentar.

Além de Dandara, apresentaram candidaturas a deputada estadual Leninha, o professor de História Juanito Vieira e o advogado Esdras Queiroz.

O deputado estadual Ricardo Campos também chegou a protocolar uma chapa, mas abriu mão da participação no pleito em prol do apoio a Leninha.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse