CCJ da Câmara inclui na pauta projeto de voto impresso

Por 36 x 25, deputados incluíram novamente projeto na agenda da comissão
Lafayette de Andrada na CCJ da Câmara
Lafayette orientou 'sim" ao voto impresso pelo Republicanos. Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

A CCJ da Câmara acaba de aprovar, por 36 x 25, requerimento extrapauta para incluir na agenda um projeto de voto impresso.

Os bolsonaristas devolveram à pauta o Projeto de Lei 1169/2015, de autoria de Carlos Henrique Gaguim (União-TO), que prevê recontagem dos votos por meio físico – como acontece nos Estados Unidos.

Na semana passada, Kassio Nunes Marques participou de audiência pública sobre o assunto. Kassio, indicado por Bolsonaro ao STF, será o presidente do TSE nas eleições de 2026.

No parecer do deputado José Medeiros (PL-MT), o “escrutínio” dos votos impressos poderá ser feito por “cidadãos voluntários”.

Esse escrutínio “consiste no exame dos votos, realizado pela própria mesa receptora na seção eleitoral, com zelo sobre a autenticidade, o conteúdo, a atribuição e a contagem, e é realizado imediatamente após o encerramento do período de votação com publicação da ata de encerramento no mesmo local”.

Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) defendeu a retomada do projeto. “O texto ainda pode ser modificado pelo relator”, disse, ao orientar o voto “sim” pelo partido.

“Não vejo por que temer termos algum tipo de urna auditável”, acrescentou. Na verdade, as urnas já são auditáveis e auditadas de várias formas.

Patrus Ananias (PT-MG) foi contra. “Aqui no Brasil nós temos um desafio”, disse. “Tudo que dá certo aqui no Brasil, tudo que funciona bem, a gente tem que mudar.”

Pouco depois da votação do requerimento, Lafayette e outros deputados pediram vista, adiando a votação do projeto em si.

Leia também:

Relator de cassinos e jogo do bicho retira projeto de pauta

Os ajustes de última hora no texto que aumenta as contribuições dos beneficiários do Ipsemg

CCJ da Câmara inclui na pauta projeto de voto impresso

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse