A Itaminas anunciou investimentos de R$ 1,5 bilhão para modernização de suas operações em Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em entrevista nesta segunda-feira (16), o presidente da mineradora, Thiago Toscano, detalhou que os recursos serão destinados para melhorar a eficiência dos processos produtivos, com foco especial na qualidade do minério para atender à indústria siderúrgica em seu processo de descarbonização.
“Vamos pegar o minério que sai da mina e usar processos de britagem e moagem para deixá-lo mais fino, melhorando a qualidade e removendo impurezas, o que resulta em menor poluição”, explicou Toscano. Segundo ele, a empresa planeja elevar o teor de ferro do minério de 62% para 67%.
A produção atual de 6,5 milhões de toneladas será ampliada para 15,5 milhões de toneladas, aproveitando licenças já existentes. “Temos licença para produzir 15,5 milhões de toneladas, o que nos permite aumentar em 9 milhões de toneladas sem necessidade de novas licenças ambientais”, destacou Toscano.
Um dos principais projetos é a construção de um novo terminal logístico, previsto para 2029, com capacidade para 20 milhões de toneladas anuais. “Vamos criar um hub logístico para captar minério não só de Sarzedo, mas de todo o complexo da serra, beneficiando a região com maior volume de investimentos”, afirmou Toscano.
O executivo também anunciou investimentos em áreas públicas, incluindo a ampliação e gestão do Parque de Sarzedo. “É uma mineração que sustenta a vida. Todo mundo usa minério o tempo inteiro, então precisamos fazer isso com responsabilidade social e ambiental”, ressaltou.
Quanto ao terminal atual, localizado nos bairros Engenho Seco e Brasília, Toscano informou que será mantido, mas com nova finalidade: “Pretendemos usar o terminal para outros tipos de cargas que não causem impacto ambiental significativo, reduzindo assim o impacto na população local”.
As obras já foram iniciadas desde que a nova gestão assumiu em 1º de julho, com ampliação dos investimentos nas primeiras semanas de operação.