Chefe de gabinete é cotada para substituir Luísa Barreto no governo Zema

Equipe da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão sofreu baixas recentes e será reformulada
Sílvia Caroline Listgarten Dias
Sílvia Caroline Listgarten Dias é cotada para chefiar a Seplag. Foto: Henrique Chendes/ALMG

O governo Zema já se movimenta para substituir a secretária de Planejamento e Gestão do governo Zema, Luísa Barreto. O Fator apurou que o nome mais cotado para a cadeira é o da atual chefe de gabinete da pasta, Sílvia Caroline Listgarten Dias.

Listgarten atua como chefe de gabinete da Seplag desde que o titular da pasta era o engenheiro Otto Levy, entre 2019 e 2021. Ela, assim como Luísa Barreto, é formada em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e em Direito pela Fumec.

No governo mineiro, também já atuou como Superintendente Central de Coordenação Geral (2010-2018) e Empreendedora Pública II Programa Estado para Resultados (2007-2010). Ela foi, ainda, diretora de Ensino e Pesquisa na Superintendência de Integração do Sistema de Defesa Social (2004/2007) e Assessora do Secretário-Adjunto de Estado (2003/2004) na Secretaria de Estado da Defesa Social de Minas Gerais.

A propósito, o governo também já atua para reformular como um todo a equipe da Seplag. O secretário adjunto de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, Rodrigo Matias, é cotado para assumir o cargo de adjunto de Sílvia na Seplag estadual. Na semana passada, Luís Otávio Milagres de Assis, antigo ocupante da secretaria adjunta, informou a saída do cargo.

Saída de Luísa

A exoneração de Luísa Barreto deve acontecer até o início de fevereiro. O destino da atual secretária ainda é debatido, mas, pelo que a reportagem apurou, deve ser uma estatal: a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) ou a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse