O governo Zema já se movimenta para substituir a secretária de Planejamento e Gestão do governo Zema, Luísa Barreto. O Fator apurou que o nome mais cotado para a cadeira é o da atual chefe de gabinete da pasta, Sílvia Caroline Listgarten Dias.
Listgarten atua como chefe de gabinete da Seplag desde que o titular da pasta era o engenheiro Otto Levy, entre 2019 e 2021. Ela, assim como Luísa Barreto, é formada em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e em Direito pela Fumec.
No governo mineiro, também já atuou como Superintendente Central de Coordenação Geral (2010-2018) e Empreendedora Pública II Programa Estado para Resultados (2007-2010). Ela foi, ainda, diretora de Ensino e Pesquisa na Superintendência de Integração do Sistema de Defesa Social (2004/2007) e Assessora do Secretário-Adjunto de Estado (2003/2004) na Secretaria de Estado da Defesa Social de Minas Gerais.
A propósito, o governo também já atua para reformular como um todo a equipe da Seplag. O secretário adjunto de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, Rodrigo Matias, é cotado para assumir o cargo de adjunto de Sílvia na Seplag estadual. Na semana passada, Luís Otávio Milagres de Assis, antigo ocupante da secretaria adjunta, informou a saída do cargo.
Saída de Luísa
A exoneração de Luísa Barreto deve acontecer até o início de fevereiro. O destino da atual secretária ainda é debatido, mas, pelo que a reportagem apurou, deve ser uma estatal: a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) ou a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).