Chefe do gabinete militar de Zema é o novo comandante da PM

Carlos Frederico Otoni Garcia vai substituir Rodrigo Piassi; decisão foi tomada nesta segunda-feira (23)
O coronel Carlos Frederico Otoni Garcia
Carlos Frederico Otoni Garcia é, atualmente, o chefe do gabinete militar do governador. Foto: Divulgação/ALMG

O governador Romeu Zema (Novo) escolheu o coronel Carlos Frederico Otoni Garcia para ser o novo comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O martelo foi batido nesta segunda-feira (23).

Garcia é chefe do Gabinete Militar do governador e coordenador Estadual de Defesa Civil. No comando da PM, ele substituirá o coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, que enfrentava resistência de parte das tropas. Como havia mostrado mais cedo O Fator, a saída de Piassi do cargo era estudada pelo Palácio Tiradentes. A oficialização da alteração ainda não tem data para acontecer.

Zema decidiu mudar, também, a chefia do Estado-Maior da Polícia Militar. Sai o coronel Marcelo Ramos de Oliveira e entra Maurício José de Oliveira, hoje corregedor-chefe da corporação. Com as mudanças, os postos de comando na corregedoria e no gabinete militar do governador ficam vagos. A ideia do Palácio Tiradentes é anunciar posteriormente os novos ocupantes dos cargos.

Currículos

Carlos Frederico Otoni entrou para a polícia em 1995. Na corporação, foi comandante de um pelotão de choque e atuou na liderança de batalhões. Como coronel, foi o chefe da 5ª Região da Polícia Militar, que abrange cidades do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro. Ele é bacharel em Direito e, na Academia da PM, se especializou em Segurança Pública e Defesa Social.

Maurício José de Oliveira, por seu turno, é bacharel em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar e se graduou em Direito, com especializações em Direito Público, Segurança Pública e Gestão Estratégica em Segurança Pública. O coronel terminou o curso de formação de oficiais em 1999.

Leia também:

Deputados vão votar projeto de refinanciamento das dívidas estaduais nesta terça-feira (10)

O Propag e a ‘batalha’ por fatias do orçamento de Minas para 2025

Após 5 meses, comissão aprova relatório crítico ao acordo da Vale em Brumadinho

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse