Senador da República, candidato a governador em 2022, conhecido apresentador de televisão e com uma campanha alcançando mais de R$ 10 milhões de receita, Carlos Viana (Podemos), com 100% das urnas apuradas, registrou menos votos do que nove candidatos a vereador em Belo Horizonte.
Até esse patamar de apuração, Viana registrava 12.712 votos em Belo Horizonte – 1% do total entre os candidatos a prefeito. O número corresponde a um desempenho pior do que nove candidatos a vereador: Pablo Almeida (PL), Professora Marli (PP), Iza Lourença (PSOL), Fernanda Altoé (Novo), Marcela Trópia (Novo), Pedro Rousseff (PT), Flávia Borja (DC), Vile (PL) e Uner Augusto (PL).
A campanha de Viana foi recheada de momentos curiosos. Já de início, o escolhido para ser seu candidato a vice, Fred Aisc (DC), depois foi retirado pelo partido, que escolheu Renata Rosa (Podemos). Ao mesmo momento, Viana anunciou outro nome, Kika da Serra (Podemos). A disputa interna seguiu por uma semana, mas terminou com vitória da direção do Podemos.
Em outro momento, Viana chegou a cogitar uma desistência da disputa, mas decidiu se manter na eleição já pensando em um recall para a campanha de 2026, quando pode tentar a reeleição ao Senado.