O governador Romeu Zema (Novo) se reuniu com representantes da mineradora Samarco no final da tarde desta terça-feira (24), em Belo Horizonte. A pauta principal do encontro foi os próximos passos da repactuação do acordo de Mariana, que está próximo de ser assinado: há uma expectativa de que tudo seja anunciado no dia 7.
Esse não foi o único encontro de Zema com representantes envolvidos na repactuação. Na quarta-feira da semana passada, o governador mineiro também esteve com o novo presidente da Vale, Gustavo Pimenta, também em BH.
Nas duas reuniões, Zema sinalizou defender a assinatura da repactuação e que, mesmo que o Estado perca alguma quantia de repasse no texto final da repactuação, prefere que o acordo seja logo assinado.
Na semana passada, O Fator mostrou que a Samarco solicitou uma série de reuniões com representantes do governo estadual, além da União e Espírito Santo, para tratar sobre as mudanças que virão com a assinatura da repactuação. Boa parte das obrigações da Fundação Renova, por exemplo, passarão para a mineradora e para autarquias do Estado.
O texto está sendo redigido por representantes da União, Minas, Espírito Santo e MP’s, e com as empresas Vale, Samarco e BHP Billiton.
A repactuação deve girar em torno dos R$ 137 bilhões, sendo destes R$ 37 bilhões alegadamente já gastos pela Fundação Renova.