Como foram as reuniões de Zema com a Samarco e o novo presidente da Vale

Governador recebeu representantes das mineradoras nos últimos dias
Zema quer que a assinatura da repactuação ocorra em breve. Foto: Divulgação
Zema quer que a assinatura da repactuação ocorra em breve. Foto: Divulgação

O governador Romeu Zema (Novo) se reuniu com representantes da mineradora Samarco no final da tarde desta terça-feira (24), em Belo Horizonte. A pauta principal do encontro foi os próximos passos da repactuação do acordo de Mariana, que está próximo de ser assinado: há uma expectativa de que tudo seja anunciado no dia 7.

Esse não foi o único encontro de Zema com representantes envolvidos na repactuação. Na quarta-feira da semana passada, o governador mineiro também esteve com o novo presidente da Vale, Gustavo Pimenta, também em BH.

Nas duas reuniões, Zema sinalizou defender a assinatura da repactuação e que, mesmo que o Estado perca alguma quantia de repasse no texto final da repactuação, prefere que o acordo seja logo assinado.

Na semana passada, O Fator mostrou que a Samarco solicitou uma série de reuniões com representantes do governo estadual, além da União e Espírito Santo, para tratar sobre as mudanças que virão com a assinatura da repactuação. Boa parte das obrigações da Fundação Renova, por exemplo, passarão para a mineradora e para autarquias do Estado.

O texto está sendo redigido por representantes da União, Minas, Espírito Santo e MP’s, e com as empresas Vale, Samarco e BHP Billiton.

A repactuação deve girar em torno dos R$ 137 bilhões, sendo destes R$ 37 bilhões alegadamente já gastos pela Fundação Renova.

Leia também:

BHP Brasil anuncia novo presidente

Deputados adiam votação de projeto que aumenta bancada de MG

Após calotes, governo de Minas adota nova tática para acordos de leniência

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse