Confiança industrial em Minas recuou em outubro, mostra estudo

Dúvidas relacionadas às contas públicas e as taxas de juros elevadas geraram resultado
Produção industrial em Minas Gerais atinge 51,4 pontos em abril
Apesar da queda, empresários seguiram confiantes pelo 21º mês consecutivo. Foto: Agência Brasil

O Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais (ICEI-MG) apresentou uma queda de 1,1 ponto em outubro de 2024, atingindo 50,9 pontos. Este resultado representa uma redução em relação aos 52 pontos registrados no mês anterior. Apesar da queda, o índice ainda se mantém acima dos 50 pontos, o que indica que os empresários mineiros continuam confiantes pelo 21º mês consecutivo. No entanto, a proximidade da linha de neutralidade sugere uma confiança menos intensa entre os industriais.

O resultado, que reflete uma percepção mais negativa dos empresários com relação à situação atual da economia e dos próprios negócios, foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela FIEMG.

Houve, ainda, um menor otimismo em relação aos próximos seis meses. Esse cenário ocorre em um contexto de bom desempenho da atividade econômica, impulsionado pela demanda interna aquecida. Contudo, as incertezas relacionadas às contas públicas e a postura cautelosa do Banco Central na condução da política monetária têm limitado uma recuperação mais expressiva da confiança.

Apesar da retração mensal, o ICEI-MG apresentou um leve aumento de 0,6 ponto em comparação com outubro de 2023, quando o índice estava em 50,3 pontos. No entanto, o indicador continua abaixo da sua média histórica de 52,7 pontos.

Cenário Nacional

No âmbito nacional, o ICEI permaneceu relativamente estável, passando de 53,3 pontos em setembro para 53,2 pontos em outubro. Isso demonstra que os empresários brasileiros mantêm-se confiantes.

Componentes do Índice

O ICEI é calculado a partir da ponderação dos índices de condições atuais e de expectativas. Após dois meses consecutivos de elevação, o componente de condições atuais caiu 1,6 ponto, indo de 48,2 pontos em setembro para 46,6 pontos em outubro. Este resultado reflete uma percepção negativa dos empresários mineiros sobre a economia e seus negócios. Já o componente de expectativas apresentou um recuo de 0,8 ponto, passando de 53,9 para 53,1 pontos em outubro.

Metodologia e Amostra

O ICEI varia no intervalo de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 indicam confiança do empresário. A pesquisa abrangeu uma amostra composta por 62 grandes empresas, 61 médias e 64 pequenas empresas. Os dados foram coletados entre os dias 1º e 10 de outubro de 2024.

Leia também:

Deputados vão votar projeto de refinanciamento das dívidas estaduais nesta terça-feira (10)

O Propag e a ‘batalha’ por fatias do orçamento de Minas para 2025

Após 5 meses, comissão aprova relatório crítico ao acordo da Vale em Brumadinho

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse