Convenção do União Brasil vai oficializar Álvaro Damião como vice de Fuad em BH

Partido prepara anúncio de dobradinha entre o prefeito, candidato à reeleição, e o vereador, de carreira no rádio esportivo
O vereador Álvaro Damião
Álvaro Damião é o favorito para ocupar a vice de Fuad em BH. Foto: Abraão Bruck/CMBH

O vereador Álvaro Damião, do União Brasil, será oficializado como candidato a vice-prefeito de Belo Horizonte na chapa de Fuad Noman (PSD) ainda nesta semana. Segundo apurou O Fator, o União vai aproveitar sua convenção municipal, no sábado (27), para formalizar a indicação de Damião.

Como já havia mostrado a reportagem nessa quarta-feira (24), as negociações para o ingresso de Damião na chapa de Fuad, que tentará a reeleição, haviam avançado.

Já havia o entendimento de que o União Brasil deveria ser o responsável por apontar o vice na coligação liderada pelo PSD. Mesmo que o escolhido para formar dupla com Fuad não estivesse formalmente filiado ao partido, fruto da fusão entre DEM e PSL, teria de conseguir o aval da direção da legenda.

Embora tenha dito a aliados sobre a simpatia pela possibilidade de ter uma mulher como vice, Fuad sempre enxergou a parceria com Álvaro Damião como uma boa opção. Eles têm boa relação. Recentemente, o prefeito chegou a acompanhar o vereador em agendas pelo bairro Concórdia, um dos redutos políticos do radialista.

Durante as negociações, Damião, primeiro suplente da bancada do partido na Câmara dos Deputados, chegou a sinalizar que toparia ser candidato a vice-prefeito apenas se tivesse a garantia de assumir mandato no Congresso Nacional caso Fuad não fosse reeleito. Embora o acordo não tenha sido fechado nesses moldes, interlocutores de parte a parte garantem que os entraves foram superados.

Otimismo pelo PRD

A iminente indicação de Damião deixou insatisfeitos aliados de Fuad no PRD, partido que vai apoiar a reeleição do prefeito. A irritação tem origem em comentários do vereador a respeito de políticos que têm a causa animal como bandeira — caso do deputado Fred Costa, líder do PRD em Minas.

Em que pese as queixas, auxiliares do prefeito acreditam que a questão será superada sem baixas na campanha.

Leia também:

Tadeuzinho convoca ex-presidente da Assembleia de Minas para assumir mandato

Após Zema dizer que Propag foi ‘mutilado’, líder do governo na ALMG chama nova lei de ‘conquista’

As opiniões dos presidentes de PT e Novo em Minas sobre o embate entre Haddad e Zema

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse