Um coordenador do Inpe admitiu na quinta passada (19) a responsabilidade por um erro na divulgação de números de desmatamento no Cerrado. Os números, inicialmente divulgados também pelo Ministério do Meio Ambiente e outros órgãos do governo, sugeriam uma queda maior do que a verdadeira, e foram corrigidos após alerta de O Fator.
O governo publicou na semana passada nota mostrando uma suposta queda de 57,2% do desmatamento no Cerrado entre agosto e novembro de 2024. Na verdade, essa queda ocorreu considerando apenas o período de setembro a novembro, excluindo agosto do cálculo. Considerando o período de agosto a novembro, a queda foi de 48,4%, como já aparece na nota corrigida da Secom do Planalto. O número errado, porém, permanece na Agência Gov.
Em mensagem enviada ao Ministério do Meio Ambiente, Claudio Aparecido de Almeida, coordenador no Inpe do programa de Monitoramento BiomasBR, escreveu: “Ao apresentar os dados do bioma Cerrado, inadvertidamente foram apresentados os dados do trimestre set/out/nov, no lugar do quadrimestre ago/set/out/nov”.
E acrescentou: “Lamento o erro cometido, e permaneço à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário”.
A autenticidade da mensagem foi confirmada a O Fator pelo Inpe.
Leia mais:
Desmatamento no Cerrado em MG cai 66%, mais que a média nacional