A corrida eleitoral rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) tem mais uma chapa confirmada. Isso porque a Unidade Popular (UP), legenda posicionada à esquerda no espectro político, oficializou a candidatura de Indira Xavier ao poder Executivo. A participação de Indira na disputa foi oficializada em convenção na noite dessa quarta-feira (31).
Indira, que coordena a Casa Tina Martins, destinada a acolher mulheres vítimas de violência, concorreu ao governo de Minas Gerais em 2022. O candidato a vice-prefeito pela UP será Geraldo Neres, trabalhador da Minas Gerais Administração e Serviços S.A. (MGS), que atua na contratação de servidores terceirizados para o governo do estado.
Indira é o terceiro nome de um partido à esquerda a ter a participação na eleição em BH oficializada. Antes, o PCO formalizou a candidatura de Lourdes Francisco, enquanto o PSTU indicou Wanderson Rocha.
Outros seis partidos à esquerda — PT, PCdoB, PV, Psol, Rede e PCB — orbitam em torno da pré-candidatura do deputado federal petista Rogério Correia, que deve ser oficializado na disputa no próximo final de semana. O PDT, por sua vez, aposta na também parlamentar Duda Salabert.
Fuad Noman (PSD) e Gabriel Azevedo (MDB) já oficializaram suas candidaturas. Há, ainda, as pré-candidaturas de Bruno Engler (PL), Mauro Tramonte (Republicanos) e Carlos Viana (Podemos).