Comitiva formada por deputados estaduais e especialistas vai percorrer Minas Gerais para discutir políticas públicas voltadas para as mudanças climáticas. O objetivo é buscar alternativas que podem ser tomadas por regiões que sofrem os problemas extremos da seca, chuva e o calor.
A proposta apresentada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) tem o objetivo de formular ações que possam ser tomadas, de forma contínua, a médio e longo prazo. As visitas visam pegar exemplos exitosos. Como uma comunidade que inventou um meio de captar água subterrânea ou que consegue armazenar o recurso para utilizar na seca.
O tour por Minas Gerais acontece a partir de 17 de maio. A comitiva vai para Montes Claros, na Região Norte do Estado. Desde 14 de março, grupos já discutem ações ambientais, econômicas-produtivas, social e institucional.
Para se ter ideia dos impactos das questões climáticas em Minas Gerais, 102 municípios registraram situação de anormalidade no período chuvoso 2023/2024. Foram registradas seis mortes. Ao todo, 399 pessoas ficaram desabrigadas, e outras 2.833 desalojadas.
Veja a agenda das visitas
17/05 – Montes Claros
20/05 – Araçuaí
24/05 – Unaí
27/05 – Itajubá
07/06 – Juiz de Fora
10/06 – Governador Valadares