Crise climática: comitiva de deputados vai percorrer o interior de MG

Objetivo das visitas é conhecer bons exemplos de ações nas cidades mineiras
Historicamente, as regiões Norte, Vale do Mucuri e Jequitinhonha, sofrem com as secas em Minas Gerais
Minas Gerais tem cidades em emergência em decorrência da seca e da chuva. (Foto: Agência Brasil / Divulgação)

Comitiva formada por deputados estaduais e especialistas vai percorrer Minas Gerais para discutir políticas públicas voltadas para as mudanças climáticas. O objetivo é buscar alternativas que podem ser tomadas por regiões que sofrem os problemas extremos da seca, chuva e o calor.

A proposta apresentada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) tem o objetivo de formular ações que possam ser tomadas, de forma contínua, a médio e longo prazo. As visitas visam pegar exemplos exitosos. Como uma comunidade que inventou um meio de captar água subterrânea ou que consegue armazenar o recurso para utilizar na seca.

O tour por Minas Gerais acontece a partir de 17 de maio. A comitiva vai para Montes Claros, na Região Norte do Estado. Desde 14 de março, grupos já discutem ações ambientais, econômicas-produtivas, social e institucional.

Para se ter ideia dos impactos das questões climáticas em Minas Gerais, 102 municípios registraram situação de anormalidade no período chuvoso 2023/2024. Foram registradas seis mortes. Ao todo, 399 pessoas ficaram desabrigadas, e outras 2.833 desalojadas.

Veja a agenda das visitas

17/05 – Montes Claros

20/05 – Araçuaí 

24/05 – Unaí

27/05 – Itajubá

07/06 – Juiz de Fora

10/06 – Governador Valadares

Leia também:

Justiça Eleitoral indefere registro de candidatura de ex-prefeito no interior de Minas

Nova ministra dos Direitos Humanos fez acordo com MP para não ser alvo de ação por superfaturamento de cadeiras escolares

Rogério Correia mira ‘ricos’ ao impulsionar campanha nas redes sociais

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse