Damião desembarca na China sob expectativa de encontro com Dilma

Tratativas estão avançadas para que agenda aconteça durante visita do prefeito ao país asiático
Damião
Prefeito será acompanhado na missão internacional pelo novo secretário de Relações Institucionais de BH. Foto: Rodrigo Clemente/PBH

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil) desembarca nesta terça-feira (7) na China. Acompanhado pelo secretário municipal de Relações Institucionais, o chinês naturalizado brasileiro Qu Cheng, Damião se reunirá com autoridades e empresários locais. O prefeito também articula para ser recebido pela ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês).

A sede da entidade, popularmente chamada de Banco dos Brics, fica em Xangai, uma das cidades que serão visitadas por Damião. Segundo apurou O Fator, Dilma receberá nos próximos dias os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Sobrinho da ex-presidente da República, o vereador belo-horizontino Pedro Rousseff (PT) também embarca para a China nesta semana. O parlamentar, entretanto, não integrará a comitiva oficial da prefeitura. Pedro tem compromissos de ordem pessoal agendados no país.

Já o Qu Cheng fará sua primeira viagem internacional após ser nomeado para o cargo. Conforme mostrou O Fator, a ideia de Damião é mudar as atribuições da pasta de Relações Institucionais, transformando o setor em uma secretaria de Relações Internacionais, voltada prioritariamente a atrair novos negócios e oportunidades para a capital mineira no exterior.

Leia também:

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Mais jogos que em 2014 e seleções hospedadas no interior: o plano de Minas para a Copa do Mundo Feminina

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse