Damião leva ex-presidente da Fundação de Cultura para atuar na Secretaria de Esportes

Troca acontece em meio a uma série de alterações no secretariado e segundo escalão da prefeitura
Correia (esq.) será o “número 2” da pasta de Esportes, agora chefiada pelo ex-vereador Rubão (Podemos)
Correia (esq.) será o adjunto da pasta de Esportes, agora chefiada pelo ex-vereador Rubão (Podemos). Foto: Divulgação

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), decidiu levar o até então presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Bernardo Correia, para a Secretaria Adjunta de Esportes do município. A transferência de Correia para o novo cargo consta na edição de sábado (5) do Diário Oficial do Município (DOM).

Correia será o adjunto da pasta de Esportes, agora chefiada pelo ex-vereador Rubão (Podemos). A secretaria terá foco na modernização dos equipamentos esportivos da capital, como a implantação de gramados sintéticos e iluminação em campos de futebol, além de ações voltadas para inclusão social e saúde. A promoção de várias modalidades esportivas também está no radar dos projetos planejados para o setor.

Correia tem uma trajetória no serviço público com cerca de 20 anos de experiência. Atuou nas esferas municipal, estadual e federal e ocupou, entre outros cargos, a vice-presidência do Palácio das Artes e a presidência de uma hidrelétrica vinculada à Eletrobrás.

Além disso, exerceu a função de secretário executivo do PRD, partido liderado pelo deputado federal Fred Costa, aliado de Álvaro Damião. No setor privado, atuou na gestão de patrimônio de atletas profissionais, incluindo jogadores da Seleção Brasileira.

Paralelamente às mudanças na área de Esportes, a prefeitura anunciou outros nomes para cargos estratégicos. A Secretaria de Segurança e Prevenção será liderada pelo delegado Márcio Lobato, que tem um histórico de proximidade com Damião, inclusive como colega na “TV Alterosa”. Leonardo Castro foi nomeado secretário de Política Urbana, enquanto seu antecessor, André Reis, foi deslocado para a Secretaria de Assistência Social, preenchendo a vaga deixada por Josué Valadão. Marcos Crispim (DC), ex-vereador, assume a Coordenadoria de Vilas e Favelas, e Duander Vinícius Rezende Franco foi oficializado como chefe de gabinete do prefeito.

Damião descreveu as alterações como pontuais e alinhadas à sua filosofia de trabalho. O prefeito vem demonstrando habilidade em articular diferentes grupos políticos e reforçou uma aproximação com a chamada “Família Aro”, liderada por Marcelo Aro (PP), secretário de Governo de Minas Gerais, que mantém ligação com nomes como Rubão e Crispim.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse