O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), oficializou, nesta quarta-feira (9), mudança no comando da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). A edição desta quarta do Diário Oficial do Município (DOM) homologa a exoneração de Gilberto Silva Ramos e a nomeação de Edson Fonseca Júnior.
O servidor escolhido por Damião já havia ocupado o cargo na gestão do ex-prefeito Fuad Noman (PSD). Edson Fonseca Júnior foi nomeado por Fuad em novembro de 2023. Segundo apurou O Fator, o gestor, servidor de carreira da Prefeitura de BH, é ligado ao deputado federal Luis Tibé (Avante). Ainda pelo que soube a reportagem, a cúpula nacional do União Brasil também participou da escolha.
Tempos depois, Junior foi substituído por Ramos, auditor fiscal aposentado da Receita Estadual de Minas Gerais.
Em julho de 2024, quando atuava como secretário municipal de Fazenda de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Ramos foi multado em R$ 5 mil pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).
No processo, que teve como relator o conselheiro Wanderley Ávila, foram apontadas irregularidades na contratação de empresa para a prestação de serviços de estruturação, com posterior implementação de operação de securitização do fluxo de recuperação dos créditos inadimplidos junto à Secretaria e à Procuradoria Geral de Contagem.