O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), oficializou nesta quarta-feira (23) a nomeação de Helton Damaceno para chefiar a Regional Barreiro. Engenheiro civil de carreira da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Damaceno assumiu interinamente o cargo em maio, após a indicação de sua antecessora, Lidiane Monteiro, como secretária municipal adjunta de Educação.
Segundo apurou O Fator, o nome de Helton Damaceno é bem avaliado internamente na Prefeitura, além de contar com a aprovação dos vereadores com base eleitoral no Barreiro. Damaceno é considerado um servidor de perfil técnico, que atende às demandas dos parlamentares e tem bom diálogo com os moradores da região.
A Regional Barreiro, cabe lembrar, é a única em que ainda não foi nomeado o diretor da coordenadoria de Vilas e Favelas. O mais cotado para assumir o posto é Hugleiber Teixeira, líder comunitário do Bairro Lindéia e terceiro suplente na chapa que concorreu à Câmara Municipal pelo PP no ano passado.
Hugleiber é próximo ao presidente da Câmara Municipal, Juliano Lopes (Podemos), e há uma articulação em curso para que o ex-candidato a vereador atue em uma eventual campanha de Juliano para deputado estadual em 2026. O líder comunitário compõe a chamada “Família Aro”, grupo político liderado pelo secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP).
A reportagem questionou a Prefeitura de Belo Horizonte sobre a demora para definir o responsável pela diretoria de Vilas e Favelas no Barreiro, mas ainda não houve retorno. O espaço está aberto.