Damião terá de prestar contas a vereadores de BH apenas 1 hora após posse

Prefeito em exercício será efetivado no cargo e, na sequência, participará de reunião aberta a perguntas de parlamentares
O prefeito em exercício, Álvaro Damião
Álvaro Damião tomará posse como prefeito de BH. Foto: Adão de Souza/PBH

O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), terá de prestar contas a vereadores sobre a gestão do Executivo municipal em 2024. A audiência, marcada para às 10h de quinta-feira (3), acontecerá apenas uma hora após a solenidade de posse dele como prefeito efetivo, prevista para começar às 9h.

A sessão solene de posse de Damião e a reunião de prestação de contas serão conduzidas pelo presidente da Câmara Municipal, Juliano Lopes (Podemos). Durante a audiência de detalhamento dos gastos da prefeitura no ano passado, todos os 41 vereadores terão direito a fazer perguntas a Damião.

A reunião para o detalhamento das ações da prefeitura no ano anterior já é uma tradição do Legislativo belo-horizontino. Os encontros acontecem por força de artigo presente na Lei Orgânica do município. Em 2024, por exemplo, o prefeito Fuad Noman (PSD) mostrou aos parlamentares que a maior fatia dos R$ 16,8 bilhões gastos pela administração municipal foram destinados à saúde. A rúbrica ficou com R$ 5,7 bilhões.

A posse de Damião como prefeito efetivo acontecerá na quinta-feira a fim de respeitar os oito dias de luto decretados por causa da morte de Fuad. O pessedista faleceu na quarta-feira (26), após cerca de dois meses internado. Ele não resistiu a complicações decorrentes de um tratamento de câncer.

Leia também:

Promotor arquiva notícia de fato que contestava aumento em plano de saúde da Cemig

Oposição começa obstrução para valer em favor do PL da Anistia

O plano de segurança no futebol que Mateus Simões vai apresentar a clubes e federações

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse