De olho na privatização da Copasa, banco vai se reunir com deputados de Minas

Conversas terão lugar em meio à busca do governo Zema para avançar o projeto de lei que trata da desestatização da empresa
Plenário da Assembleia de Minas
Cerca de dez dos 77 deputados estaduais receberão representantes do banco. Foto: Alexandre Netto/ALMG

Representantes do BTG Pactual desembarcam em Belo Horizonte nesta terça-feira (19) para conversar com deputados estaduais sobre o interesse do banco em participar do processo de privatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Segundo apurou O Fator, os gestores do banco escolheram cerca de dez dos 77 deputados, de diferentes blocos da Assembleia Legislativa (ALMG), para apresentar suas ideias sobre o futuro da estatal.

As conversas, que se estenderão para a quarta-feira (20), terão lugar em meio à busca do governo Zema por fazer andar, na Assembleia, o projeto de lei que trata da desestatização da empresa de saneamento. O texto foi encaminhado à Casa em novembro do ano passado.

O Palácio Tiradentes tenta, ainda, o avanço da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que retira a necessidade de referendo para viabilizar transações envolvendo empresas públicas. Sem a mudança na lei, a eventual privatização da Copasa só poderia avançar no ano que vem, já que uma consulta popular sobre o tema teria de acontecer junto com o primeiro turno da próxima eleição.

Se depender do governo do estado, os recursos arrecadados com a possível privatização da Copasa serão injetados no abatimento de parte da dívida com a União. O Executivo até ofereceu a empresa ao governo federal no âmbito do Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), mas o Palácio do Planalto sinalizou não possuir interesse em receber as ações.

Leia também:

Os compromissos de Rueda em BH e a eleição em MG

Setor imobiliário recorre ao STF contra alta de 335% nas taxas dos cartórios em Minas

O saldo da reunião entre Flávio Roscoe e a cúpula do PL de Minas

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse