Decisão sobre vice de Rogério Correia em BH deve ficar para o fim de semana 

Por ora, deputado intensifica conversas com outros partidos para tentar expandir coligação
O deputado federal Rogério Correia
A categorização é uma opção feita a todas as páginas da rede social. Foto: Luiz Santana/ALMG

O martelo sobre o candidato — ou candidata — a vice-prefeito de Belo Horizonte na chapa do deputado federal Rogério Correia (PT) só será batido no fim de semana. A expectativa é que a definição do nome que fará dobradinha com o parlamentar fique para o dia da convenção do PT, agendada para o domingo (4). Por ora, o objetivo é intensificar articulações para ampliar a coligação, que já tem as presenças de seis partidos. Uma das metas é tentar demover o PDT de lançar a deputada federal Duda Salabert, que mantém sua pré-candidatura.

Apesar da busca por mais legendas, o entendimento é que a vaga de vice não será preponderante em acordos com novos aliados. Paralelamente, a tendência é que, sem acertos de última hora com outros partidos, a tarefa de indicar o vice de Rogério fique com a federação formada por Psol e Rede. O plano original, porém, era entregar o posto a um partido de centro — possibilidade que perdeu força com o esgotamento do número de agremiações disponíveis.

Em um cenário de entrega da vaga à coalizão Psol-Rede, interlocutores apontam as deputadas estaduais Ana Paula Siqueira (Rede) e Bella Gonçalves (Psol) como nomes que poderiam formar dobradinha com Rogério. Apesar disso, segundo apurou O Fator, ainda não foi feito convite oficial a nenhuma delas.

Nos bastidores, Rogério Correia tem falado sobre o desejo de atrair o PSD para sua aliança, amparado no embarque do ex-prefeito Alexandre Kalil na candidatura de Mauro Tramonte (Republicanos). Em que pese a vontade de ter o apoio de Fuad, o parlamentar reconhece a dificuldade da construção.

Mesmo com a possibilidade de formalizar o registro de chapa até o próximo dia 15, Rogério deseja terminar as conversas sobre o vice até o fim de semana. A hipótese de busca do PT por uma aliança com o PDT, por sua vez, é refutada por aliados de Duda.

Ministros na convenção

A convenção da federação formada por PT, PCdoB e PV, no domingo, deverá ter a presença de ministros do governo Lula, como Marina Silva (Meio Ambiente), Cida Gonçalves (Mulheres) e Márcio Macêdo (Secretária-Geral da Presidência). O ex-deputado estadual André Quintão, hoje secretário nacional de Assistência Social, também vai participar.

No mesmo dia, a federação Psol-Rede também fará sua convenção. Já PCB, sexto partido da aliança de Rogério, oficializará na segunda-feira (5) a entrada na coligação.

Leia também:

Justiça suspende festivais em cidades mineiras para evitar ‘showmícios’ no período eleitoral

Mudanças climáticas e eleições municipais

Rogério Correia aposta em ministros de Lula para tentar alavancar campanha em BH

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse