O aeroporto de Confins vai receber na tarde desta segunda (4) um novo voo de deportados dos Estados Unidos.
O voo estava marcado para a noite de sexta passada (1º), mas foi remarcado para 17h15 de hoje, segundo o Ministério dos Direitos Humanos por “problemas na aeronave norte-americana que faria a viagem”.
Pelo menos 11 voos com deportados neste ano pousaram em Fortaleza.
O Ministério dos Direitos Humanos informou a O Fator que Confins foi escolhido para o pouso de hoje por ser o “aeroporto mais próximo da região de origem da maioria dos deportados” e possuir “estrutura adequada já testada em operações anteriores”.
A decisão foi articulada também com os ministérios de Desenvolvimento Social, Saúde, Justiça e Relações Exteriores, acrescentou o MDH.
A mudança de Confins – destino habitual dos voos de deportados – para Fortaleza foi uma determinação do presidente Lula.
Essa decisão veio depois de reportagens no começo deste ano mostrarem que os deportados homens ficam algemados no avião.
O Ministério dos Direitos Humanos não respondeu diretamente a O Fator se a determinação de Lula foi para reduzir o tempo que os deportados passam algemados.
A pasta afirmou apenas que “uma das diretrizes do Governo Federal é garantir o respeito à dignidade dos repatriados, buscando minimizar qualquer situação de constrangimento, inclusive o tempo de contenção física”.
Leia também:
Azul suspende rota internacional com partida de Confins; confira trecho
Autodeportação é “opção mais segura” para imigrantes ilegais, diz EUA
Regra da pandemia dispensa aéreas de justificarem atrasos à Anac