A deputada federal mineira Greyce Elias (Avante) apresentou um projeto para criar o Dia da Autoestima da Mulher Brasileira no Brasil, a ser celebrado anualmente em 21 de setembro. A proposta foi protocolada na última semana na Câmara e, segundo a parlamentar, o texto busca valorizar o debate sobre autoconfiança, aceitação pessoal e autonomia feminina.
Na justificativa, a parlamentar afirma que a autoestima influencia o bem-estar físico, mental e emocional das mulheres e ajuda a enfrentar situações de desrespeito, violência e pressão social. Ela destaca que fatores externos, como padrões de beleza e cobranças sobre o desempenho profissional, podem afetar negativamente a percepção que as mulheres têm de si mesmas.
“Sabemos que não é apenas uma data comemorativa que irá garantir a preservação de elevados níveis de autoestima para as mulheres. No entanto, conversar sobre o assunto, compartilhar experiências e buscar ajuda de colegas podem, com certeza, ampliar os benefícios proporcionados por uma autoestima mais elevada”, escreveu.