Deputados apostam em frente parlamentar para impulsionar economia do Leste de Minas

Coalizão, liderada por Enes Cândido (Republicanos), quer dar continuidade a ações ligadas à Sudene
Foto fornece a visão panorâmica da cidade de Governador Valadares
Governador Valadares é a principal cidade do Leste mineiro. Foto: Antônio Candido/Prefeitura de Governador Valadares

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) formalizou, nessa quarta-feira (12), a instalação da Frente Parlamentar pelo desenvolvimento econômico do Leste mineiro. A ideia é que o grupo, formado por 21 deputados estaduais, conduza debates e articulações a respeito de parcerias entre o Legislativo e entidades interessadas em apoiar a economia das cidades da região.

O parlamentar Enes Cândido, do Republicanos, será o líder da coalizão. A avaliação dos deputados favoráveis à frente parlamentar é que o Leste de Minas, por causa dos índices de pobreza e dos problemas de infraestrutura, tem enfrentado problemas de ordem socioeconômica. O plano é encontrar formas de diversificar a atividade econômica do local, que tem a mineração e a agropecuária como carros-chefe. 

No início do ano retrasado, os municípios da Região Leste passaram a integrar a área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A entrada das cidades no grupo fez com que as localidades passassem a ter acesso a ações de desenvolvimento regional tocadas pelo governo federal.

Segundo Enes Cândido, desde então, as cidades têm oferecido, a investidores, políticas públicas voltadas à desburocratização do ambiente de negócios. Apesar disso, diz o deputado, ainda há lacunas.

“Precisamos, ainda, garantir melhorias nas estradas, ampliação da rede do gasoduto, requalificação de aeroportos e qualificação da mão de obra local. A frente parlamentar terá grande parcela de contribuição nesse sentido”, afirmou.

Leia também:

Para se dedicar à campanha em Contagem, Junio Amaral se licencia do mandato de deputado federal

Justiça determina bloqueio de R$ 137 mil de influencer que fez ‘caça ao tesouro’ na Praça do Papa

MPF quer suspender atividades da Vale em empreendimento na Cava da Divisa

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse