Deputados de Minas não vão disputar cargos na Mesa Diretora da Câmara Federal

Cenário indica uma configuração sem representantes do segundo maior colégio eleitoral do país
As candidaturas podem ser registradas até as 13h30 deste sábado (1º), mas o cenário atual indica uma configuração sem representantes do segundo maior colégio eleitoral do país. Foto: Câmara
As candidaturas podem ser registradas até as 13h30 deste sábado (1º), mas o cenário atual indica uma configuração sem representantes do segundo maior colégio eleitoral do país. Foto: Câmara

Nenhum dos 53 deputados federais que representam Minas Gerais deve disputar cargos na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026. A ausência de parlamentares mineiros na disputa reflete a baixa projeção política da bancada do estado na Casa.

As candidaturas podem ser registradas até as 13h30 deste sábado (1º), mas o cenário atual indica uma configuração sem representantes do segundo maior colégio eleitoral do país.

O favoritismo está com Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência. Ele enfrentará Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

Mineiros com Motta

No início da semana, o coordenador da bancada de Minas na Câmara, Luiz Fernando Faria (PSD), disse esperar adesão maciça dos deputados do estado à candidatura de Hugo Motta. O Novo, de Van Hattem, não tem representantes mineiros, enquanto o Psol, de Henrique Vieira, tem apenas Célia Xakriabá.

O apoio a Motta começou a tomar forma em dezembro, quando o político do Republicanos se reuniu com deputados de Minas. A bancada do estado, aliás, fez um pedido ao candidato: o aumento do número de sessões parlamentares presenciais. A avaliação é que os encontros físicos melhoram a qualidade dos debates sobre as propostas de lei. Motta acenou positivamente à reivindicação.

A eleição acontecerá neste sábado (1º), a partir das 16h, no Plenário Ulysses Guimarães, com votação presencial através de urnas dispostas no Salão Verde e no Plenário. Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa obter 257 votos.

A Mesa Diretora, composta por presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários, é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e administrativos da Câmara. Entre suas atribuições está a promulgação de emendas constitucionais, em conjunto com o Senado.

A composição prevista, levando em conta a provável chapa de Motta, favorito na disputa, inclui Altineu Côrtes (PL-RJ) na primeira vice-presidência, Elmar Nascimento (União-BA) na segunda vice-presidência, além de Carlos Veras (PT-PE) e Lula da Fonte (PP-PE) nas primeira e segunda secretarias, respectivamente. A terceira secretaria está em disputa entre dois nomes do PSD, enquanto Otoni de Paula (MDB-RJ) é cotado para a quarta secretaria.

O processo eleitoral será precedido pela formalização dos blocos parlamentares às 9h, seguida de reunião de líderes às 11h para definição dos cargos da Mesa. Os blocos são fundamentais para aumentar a representatividade dos partidos nos órgãos da Casa e na distribuição das presidências das comissões.

Leia também:

Fernando Passalio vai assumir a presidência da Copasa

Assembleia tem projeto para tornar o Cristo do Barreiro patrimônio histórico de Minas

Repactuação de Mariana: decreto que cria o Fundo Rio Doce será publicado nesta quinta (21); veja texto

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse