Deputados miram Silveira em requerimento sobre Operação Rejeito

Pela Constituição, ministros devem responder a requerimentos em até 30 dias
Alexandre Silveira na CREDN em outubro de 2025
Alexandre Silveira na CREDN em outubro de 2025: requerimento sobre a Rejeito. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A Comissão de Minas e Energia da Câmara aprovou nesta quarta (11) requerimento de informações ao Ministério de Minas e Energia sobre a Operação Rejeito.

O texto é de autoria de General Pazuello (PL-RJ).

O requerimento pergunta:

  1. Quais os dados preliminares obtidos com a OPERAÇÃO REJEITO até o presente momento (número de mandados de busca e apreensão cumpridos; número de mandados de prisão cumpridos e em aberto; em existindo mandado de prisão em aberto, quais pessoas estão foragidas?);
  2. Quais valores totais de bens e ativos apreendidos, bloqueados ou sequestrados judicialmente até o presente momento?
  3. Qual relacionamento do Ministro Alexandre Silveira com os presos Rodrigo de Melo Teixeira (delegado da Polícia Federal, que assumiu o cargo de Diretor de Administração e Finanças na CPRM – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais —nome fantasia SGB, Serviço Geológico do Brasil), e o advogado Caio Mário Trivellato Seabra Filho (indicado para a ANM Agência Nacional de Mineração)?
  4. Existe ou existiu algum relacionamento de caráter pessoal, ou de atividades profissionais entre algum dos envolvidos e o Ministro Alexandre Silveira? Quais?
  5. Algum dos envolvidos participou de campanhas eleitorais do Ministro Alexandre Silveira?

O novo presidente da comissão, Joaquim Passarinho (PL-PA), decidiu tirar de pauta a votação de requerimentos de convocação de Silveira. Ele disse ter se reunido com o ministro ontem, e acrescentou que Silveira “garantiu” que vai à comissão em 11 de março, depois de acompanhar Lula em viagens internacionais.

Pela Constituição, ministros devem responder a requerimentos em até 30 dias, sob pena de cometer crime de responsabilidade.

Leia mais:

Político que ficou foragido da Operação Rejeito por quatro meses diz que saída do Brasil ocorreu por ‘compromisso previamente agendado’

TRF-6 impõe prisão domiciliar a empresário foragido da Operação Rejeito

Deputado inclui ANM em audiência da Rejeito após pergunta de ‘O Fator’

Leia também:

Deputados miram Silveira em requerimento sobre Operação Rejeito

Operação da PF em Betim mira suplente de vereador por suspeita de esquema de compra de votos

STJ nega recurso de presidente de Câmara de cidade mineira em processo sobre acusação de homicídio

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse