Deputados pró-Pacheco podem esvaziar encontro do PSD em BH

Evento é tido internamente como uma importante etapa na definição dos rumos da legenda em Minas no próximo ano
luiz fernando faria
Parlamentar confirmou divisão entre as bancadas do partido no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Uma parcela da bancada do PSD mineiro no Congresso Nacional não está mobilizada para comparecer ao encontro do partido, na próxima segunda-feira (15), em Belo Horizonte. Pelo que apurou O Fator, os deputados federais Luiz Fernando Faria e Igor Timo aguardam pela confirmação da presença do senador Rodrigo Pacheco para definir se vão ou não participar da atividade.

Caso Pacheco decida faltar ao evento, Faria e Timo vão acompanhá-lo. O eventual desfalque dos deputados deve fazer com que cerca de 50 prefeitos ligados à dupla não viajem a BH para dar quórum ao encontro partidário.

“Fomos comunicados da realização do evento após o anúncio da data. Não faz sentido organizar um encontro dessa natureza sem articular antes com a maior liderança do partido no estado, que é o senador Rodrigo Pacheco”, diz Faria, que ocupava, até junho, a coordenação da bancada mineira no Congresso, sendo substituído exatamente por Timo.

O clima de indefinição é resultado da proximidade entre parte do PSD mineiro e o vice-governador Mateus Simões (Novo). Conforme mostrou O Fator, deputados estaduais da legenda querem a presença de Simões no encontro, como forma de sinalizar apoio a ele na disputa pelo Palácio Tiradentes em 2026. Há, inclusive, quadros pessedistas que defendem a filiação de Simões.

Uma outra corrente, ligada a Rodrigo Pacheco, espera pela posição que o senador assumirá no pleito do próximo ano. As articulações pela candidatura do senador ao governo são lideradas publicamente pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou presença no encontro do partido, assim como o presidente do diretório nacional do PSD, Gilberto Kassab.

O Fator procurou o deputado federal Igor Timo, que até o momento não se manifestou. O espaço segue aberto.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse