O desempenho em Minas Gerais será o carro-chefe do Partido Novo nos debates do encontro nacional da legenda, que começou nesta quinta-feira (21) e vai até domingo (24), em Atibaia (SP). Filiados à agremiação, o governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões vão marcar presença no congresso.
Nove dos 18 prefeitos eleitos pelo Novo no primeiro turno deste ano estão em solo mineiro. O partido venceu em Águas Formosas, Divinópolis, Cambuí, Ressaquinha, Patos de Minas, Reduto, Pompéu, João Pinheiro e Ouro Fino.
Entre chefes de Executivo e vereadores, o partido obteve 115 vitórias no estado. Em 2020, ano da primeira eleição municipal com Zema no Palácio Tiradentes, a sigla não conquistou nenhuma prefeitura mineira.
A ideia é que o encontro sirva para que filiados e lideranças do partido conversem sobre estratégias políticas e eleitorais. Um dos temas dos dias de reunião em Atibaia será a preparação do Novo para a eleição nacional de 2026. Dois anos atrás, vale lembrar, o partido de Zema apresentou a candidatura de Luiz Felipe d’Ávila.