Os despojos da poeta e heroína mineira, Bárbara Heliodora, serão levados ao Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, no próximo domingo, 21 de abril, Dia de Tiradentes. A urna está na Igreja de Nossa Senhora do Carmo desde essa terça-feira.
Bárbara Heliodora é considerada heroína da conjuração mineira e pioneira na literatura nacional. Os restos mortais da poeta estavam enterrados em São Gonçalo do Sapucaí, onde morou e viveu seus últimos anos de vida.
A transferência do despojo – retirada de terra do túmulo – é considerada uma reparação histórica. A homenagem teve início em 6 de abril e teve continuidade nessa terça-feira.
A urna saiu de São Gonçalo do Sapucaí e foi levada até à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, onde foi recebida por autoridades. A presidente do Servas e primeira-dama do Estado, Christiana Renault, recebeu os despojos na entrada da igreja. A urna foi colocada ao lado do altar, com as bandeiras de Minas Gerais, Ouro Preto e de São Gonçalo do Sapucaí.
A presidente do Servas destacou o papel de Bárbara Heliodora na conjuração mineira. “Somente nós podemos pensar a liberdade, apreciá-la e cultuá-la, é o que nos faz humanos”, disse Christiana Renault.