Dispensa de ex-chefe da Sudecap e nova ‘número 2’: as mudanças na Secretaria de Educação de BH

Pasta passa por alterações após nomeação de Natália Araújo para a vaga de Bruno Barral
Álvaro Damião e Natália Araujo
O prefeito Álvaro Damião (União Brasil) e a secretária de Educação, Natália Araújo, durante a coletiva em que foi anunciada a sua nomeação. Foto: Adão de Souza/PBH

Três dias após o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), anunciar a professora universitária Natália Araújo como secretária de Educação, o Executivo municipal oficializou mudanças na estrutura da pasta. As alterações englobam a dispensa de Henrique Castilho, ex-chefe da Superintendência da Capital (Sudecap), do posto de subsecretário de Gestão de Serviços e de Infraestrutura. A saída, que não se trata de exoneração do Executivo, consta na edição desta quinta-feira (17) do Diário Oficial do Município (DOM).

Marcus Valério de Figueiredo Clemente, que ocupava a secretaria adjunta de Educação e assumiu temporariamente a chefia do setor após a exoneração de Bruno Barral, também deixou o cargo. A nova “número 2” da pasta será a engenheira civil Lidiane de Souza Monteiro, antes responsável pela administração da Regional Barreiro. Lidiane também assume as funções que eram de Castilho como chefe da instância de Gestão de Serviços.

Clemente e Castilho não fazem parte da leva de servidores ligados a Barral que deixaram os cargos por pertencer à cota pessoal do ex-secretário. Barral deixou a Secretaria de Educação na semana retrasada, após ser alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga fraudes em licitações em Salvador (BA).

Segundo apurou O Fator, a dispensa de Castilho da Subsecretaria de Gestão de Serviços e Infraestrutura aconteceu a pedido de Natália Araújo. A reportagem procurou Castilho e a Prefeitura de BH para comentar o ato publicado no Diário Oficial e quis saber se o ex-chefe da Sudecap será realocado em outra função ligada à administração municipal, já que não se trata de exoneração. Em caso de resposta, este texto será atualizado.

Convite de nova secretária

O Fator também procurou Lidiane de Souza Monteiro. A nova adjunta disse que a nova função partiu de um convite feito por Natália e chancelado por Damião.

“Natália me chamou para uma conversa e apresentou os desafios. Aceitei e sei que, com muita dedicação, posso contribuir para a cidade”, afirmou

Lidiane é servidora de carreira da Prefeitura de BH desde 2008. Além da formação em engenharia, ela possui pós-graduação em Engenharia Sanitária e Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Gerenciamento de Projetos e Auditoria no Setor Público.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse