As tensões internas do PT mineiro, que se intensificaram com a proximidade das eleições para o comando da legenda, encontraram eco dentro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), mais especificamente em críticas ao líder do bloco de oposição ao governo de Romeu Zema (Novo), o deputado estadual Ulysses Gomes.
Nas últimas semanas, a reportagem ouviu questionamentos sobre o bom relacionamento pessoal que Ulysses tem com interlocutores do governo, seja na ALMG ou mesmo com secretários. O bom trânsito do petista junto a governistas criou uma onda de especulações sobre a suposta insatisfação da oposição com a atuação de Ulysses.
Na avaliação de membros do bloco de oposição, as críticas envolvendo Ulysses Gomes seriam, na verdade, uma tentativa de fragilizar o grupo político ao qual o deputado pertence dentro do PT. Ulysses é aliado do deputado federal Odair Cunha e da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), a maior tendência nacional da legenda.
Em Minas, a disputa se dá pela presidente do diretório estadual, hoje comandado pelo deputado estadual Cristiano Silveira, ligado ao deputado federal Reginaldo Lopes. Já o grupo de Ulysses defende uma mudança na presidência do partido – uma possibilidade seria a candidatura da deputada estadual Leninha.
Na semana retrasada, o racha interno no PT em Minas teve outro episódio curioso. O grupo ligado a Reginaldo Lopes realizou um evento um dia antes de um ato oficial da CNB, organizado pela tesoureira nacional do partido, Gleide Andrade.
Ouvido pela reportagem, Ulysses disse desconhecer qualquer insatisfação.
“Não faz sentido trazer para dentro da atuação do bloco e para a Assembleia um assunto partidário, seja pelo fato do bloco ser mais amplo que o partido, seja pelo principal foco de nossa atuação que é a busca da unidade das nossas ações enquanto deputados no enfrentamento ao governo Zema. Minha atuação continua focada na unidade da oposição, respeitando a atuação de cada parlamentar mas com objetivo de sempre enfrentar e denunciar esse desgoverno em Minas”, afirmou.