Disputa pelo comando da Câmara de BH faz deputado perder cargos na prefeitura

Novo secretário de Governo quer mandar um recado claro aos vereadores da sua base na Câmara, de que não aceitará “traições”
Além dos cargos, o Solidariedade também enterrou de vez a indicação do ex-vereador Pelé do Vôlei para a Secretaria Municipal de Esportes | Foto: Stênio Lima / PBH

Recém-nomeado secretário de Governo pelo prefeito Fuad Noman (PSD), o vice-prefeito eleito, Álvaro Damião (União), determinou a exoneração de cargos municipais de 13 indicados do deputado estadual Professor Wendel (Solidariedade).

Interlocutores da gestão ouvidos por O Fator disseram que a medida é uma retaliação ao apoio dado pelo vereador Diego Sanches — do mesmo grupo político e do mesmo partido do deputado — à candidatura do vereador Juliano Lopes (Podemos) à presidência da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Damião entrou na articulação da candidatura do vereador Bruno Miranda (PDT), apoiado por ele e pelo prefeito Fuad, à Mesa Diretora.

Diego participou, nesta quinta (26), de reunião com o secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro (PP), “fiador” da candidatura de Lopes. Com as exonerações, o novo secretário de Governo quer mandar um recado claro aos vereadores da sua base na Câmara de que não aceitará “traições”.

Wendel perderá sete cargos na Prefeitura e outros seis em autarquias municipais. Entre elas, a coordenadoria-adjunta da regional Pampulha.

Além de perder os cargos, o Solidariedade viu também ser enterrada de vez a indicação do ex-vereador Pelé do Vôlei para a Secretaria Municipal de Esportes. Pelé chegou a pedir reconsideração, mas não foi atendido.

Além de Diego, o vereador Wagner Ferreira (PV) também esteve com Aro ontem.

Nesse caso, a direção do seu partido é pelo apoio ao candidato apoiado pela prefeitura. E, caso o vereador adote postura diferente da orientação dada pela legenda, serão adotadas as medidas previstas no estatuto do partido.

Leia também:

Em meio a pressão, vereador do PV diz que manterá apoio a Juliano Lopes na Câmara de BH

Câmara de BH: vereadora do partido de Álvaro Damião declara voto em Juliano Lopes

Disputa pelo comando da Câmara de BH faz deputado perder cargos na prefeitura

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse