A divisão no PL de Minas Gerais diante da possível filiação de deputados federais com mandato pode dificultar a entrada de parlamentares que firmaram acordos com o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto.
É o caso do deputado Delegado Marcelo Freitas (União Brasil). A reportagem apurou que, embora mantenha a hipótese no radar, o parlamentar avalia com atenção a repercussão negativa gerada.
Os convites feitos por Valdemar tinham aval da direção estadual. Mas, como mostrou O Fator, a movimentação, no entanto, gerou reação do deputado federal Nikolas Ferreira e de outros integrantes do partido.
A alegação é que a chegada dos novos quadros contraria acordo anterior, que previa o veto à entrada de mandatários. O temor é que as chapas de candidatos à Assembleia Legislativa (ALMG) e à Câmara dos Deputados fiquem pesadas e dificultem a reeleição de quem já está na sigla.
Nos bastidores, o grupo alinhado a Valdemar tenta reduzir a tensão interna e manter compromissos já assumidos pelo presidente nacional, como os convites feitos a Marcelo Freitas e a Greyce Elias (Avante), por exemplo.
Freitas é atualmente filiado ao União Brasil e comandava o diretório da legenda em Minas até terça-feira (10). Ele deixou o posto após perder o controle da executiva estadual para o também deputado federal Rodrigo de Castro.
Ao oficializar a mudança na esfera estadual, o presidente nacional da legenda, Antônio Rueda, em nota assinada também por Freitas e Castro, mencionou a possibilidade de permanência do deputado no União. Segundo o texto, o ex-presidente passará “a concentrar sua atuação em novos projetos estratégicos do partido”.
Segundo apurou O Fator, Freitas só deve rever a ida ao PL se a divisão interna persistir até a abertura da janela partidária, em 6 de março. Até lá, o prazo é considerado estratégico para manter as conversas, já que sua filiação teria como objetivo ampliar a presença da sigla no Norte de Minas.
Além de Freitas e Greyce, interlocutores contaram à coluna que Delegada Ione (Avante) e Stefano Aguiar (PSD) também estariam com conversas encaminhadas com o PL.