A disputa entre os deputados estaduais Antônio Carlos Arantes e Gustavo Santana, ambos do PL, pelo posto de 1° Secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pode ser decidida em plenário, durante a eleição da Mesa Diretora, marcada para esta quarta-feira (4).
Interlocutores da Assembleia tentam resolver o impasse entre Arantes e Santana ainda na noite desta terça-feira (3), a fim de garantir que o pleito tenha chapa única e não conte com uma candidatura avulsa a um dos cargos em jogo. Se não houver consenso, entretanto, o tema será levado aos 77 parlamentares.
Santana, hoje líder de um dos blocos de apoio ao governador Romeu Zema (Novo), tem tentado emplacar a candidatura por meio do apoio de colegas. Segundo apurou O Fator, alguns parlamentares do PL chegaram a assinar um ofício em que dão aval à ideia dele de disputar a 1° Secretaria.
Arantes, por sua vez, é o atual ocupante da 1° Secretaria. Se ele for reconduzido ao cargo, toda a chapa eleita no início desta legislatura, em 2023, será mantida. O grupo é encabeçado pelo presidente Tadeu Martins Leite (MDB) e não sofrerá alterações além de uma possível entrada de Santana.
Em um cenário de disputa no plenário, Santana seria o candidato presente na chapa única, enquanto Arantes representaria uma candidatura avulsa ao posto de 1° Secretário.
O embate no PL está ligado, ainda, a uma possível substituição de Santana por Bruno Engler na liderança de uma das coalizões governistas.