Edital publicado e data marcada: como e quando será a eleição para o comando da Associação do Mangalarga Marchador

Pré-candidatos têm apoios políticos, empresariais e do mundo jurídico de peso; registro de chapas vai até 17 de outubro
A ABCCMM administra o registro da raça equina mais popular do país, com plantel de mais de 700 mil animais. Foto: Fernando Ulhoa/ABCMM

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) marcou para 26 de novembro de 2025 a eleição que definirá o comando da entidade no quadriênio 2026-2029. A expectativa é de que três chapas disputem as eleições, sob o comando dos criadores Daniel Siriema, Dario Colares e Marcelo Tostes, todos com apoios políticos, empresariais e do mundo jurídico de peso. 

A ABCCMM administra o registro da raça equina mais popular do país, com plantel estimado em mais de 700 mil animais.

O edital de convocação foi publicado na segunda-feira (22/9). O pleito será realizado das 8h às 20h, em formato híbrido. O associado poderá votar pela internet, de qualquer dispositivo com acesso à rede, por meio da plataforma Webvoto, ou presencialmente no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, onde haverá ponto de apoio e equipamentos eletrônicos.

Segundo o edital, estão aptos a votar os associados-contribuintes há mais de um ano e que estejam adimplentes até 29 de julho. Quem ainda não atualizou os dados junto à plataforma de votos deverá fazê-lo entre 6 de outubro e 11 de novembro para garantir o acesso. 

Os pré-candidatos

Daniel Siriema, empresário e criador que presidiu a entidade de 2016 a 2021, terá como vice Lael Varella, irmão do deputado federal Misael Varella (PSD), e como diretor financeiro Adolfo Geo Filho. Entre os apoiadores da chapa está Lucas Patrus, irmão do conselheiro do Tribunal de Contas e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Agostinho Patrus, e o ex-presidente Eduardo Simões. 

A chapa encabeçada por Siriema, “Avante Marchador”, defende ampliar os eventos regionais da raça, assumindo 100% dos custos com jurados e técnicos. A proposta também inclui oferecer transmissão ao vivo, suporte na divulgação, formatação de planos comerciais e premiações diferenciadas.

Dario Colares, presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Credinor, em Montes Claros, é o nome preferido da atual presidente Cristiana Gutierrez. Ele tem como vice Gustavo Monteiro, do Haras Monteiro, de Pernambuco. Entre as propostas está a implantação de um programa contínuo de capacitação e desenvolvimento dos colaboradores.

O terceiro pré-candidato é Marcelo Tostes, criador e fundador de um dos maiores escritórios de advocacia do Estado. Tostes encabeça a chapa “ABCCMM para todos” e terá como vice Roberto Couceiro, do Haras Paixão, de Pernambuco. Entre as propostas, está mudar a cobrança da anuidade para um modelo por animal, beneficiando pequenos e médios criadores.

Prazos e propagandas

O prazo para registro oficial das chapas vai até 17 de outubro. A propaganda eleitoral só é permitida após o protocolo da candidatura e deve seguir restrições semelhantes às da lei eleitoral brasileira, como a proibição de publicidade em eventos oficiais da associação.

Leia também:

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Mais jogos que em 2014 e seleções hospedadas no interior: o plano de Minas para a Copa do Mundo Feminina

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse