Pré-candidato a deputado federal por Minas Gerais, Eduardo Cunha vai ampliar o portfólio de negócios no estado. Responsável pela Rádio Maravilha, estação gospel que opera desde julho em Belo Horizonte, o ex-presidente da Câmara dos Deputados tem acordo com a Jovem Pan para a instalação de uma emissora do grupo na capital mineira.
O Fator apurou que Cunha trabalha para tirar do papel uma afiliada da JP News, frequência voltada ao jornalismo. A ideia é que a programação também tenha conteúdo esportivo.
As tratativas com a Jovem Pan incluem, ainda, a abertura de uma franquia do grupo no Rio de Janeiro, estado que Cunha representava na Câmara dos Deputados ser cassado, em 2017.
Paralelamente, o ex-deputado busca expandir o alcance da Maravilha. A emissora prepara a entrada no ar de um site com a marca da emissora. O endereço terá um espaço voltado à publicação de notícias. No dial, a estação também tem chegado a novas cidades e, recentemente, passou a ser ouvida em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
Procurado, Eduardo Cunha não respondeu aos contatos da reportagem. O Fator também buscou integrantes da cúpula da Jovem Pan, em São Paulo (SP), que não retornaram.
Futebol, rádios e igrejas
Cunha utilizou o ano passado para ampliar as conexões com Minas Gerais. Além do pontapé inicial da Maravilha, o ex-deputado se aproximou de times de futebol, como o Uberaba Sport Club, que disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro. Ele aposta ainda na boa relação com pastores e outras lideranças religiosas.
No início deste mês, o ex-parlamentar passou a falar mais abertamente sobre a pré-candidatura a deputado pelo estado. Ele recorreu ao Instagram para publicar um vídeo justificando a escolha por Minas para a retomada da carreira política.
“Por que Minas Gerais? Por causa dos empreendimentos (mantidos no estado) e porque Minas é um país, com uma característica que nenhum outro estado tem: faz fronteira com seis estados. Você está perto de Goiás, da Bahia, do Mato Grosso do Sul, do Espírito Santo, de São Paulo e do Rio de Janeiro”, afirma, na gravação.
De saída
Uma consulta feita por O Fator no sistema da Justiça Eleitoral nesta terça-feira (27) mostra que Eduardo Cunha ainda está filiado ao Republicanos, partido que o abriga desde 2024. No mês passado, porém, o ex-parlamentar disse à reportagem que deixará a legenda. A nova casa ainda não está definida.
Será a segunda empreitada eleitoral de Cunha fora do Rio de Janeiro. Em 2022, ele concorreu a deputado federal pelo PTB de São Paulo, mas obteve apenas 5 mil votos e acabou derrotado.