Em meio a CPI, prefeitura de cidade mineira aplica multa milionária a empresa de ônibus e avalia romper contrato

Além da redução do número de viagens e veículos em circulação, a concessionária não renovou a frota, conforme previsto
Foto: Prefeitura de Sabará

A Prefeitura de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) aplicou multa de R$ 1,05 milhão à Viação Nossa Senhora da Conceição (Vinscol), responsável pelo transporte coletivo urbano na cidade. A penalidade se deve ao descumprimento de cláusulas contratuais e ocorre em meio às investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público, instaurada pela Câmara Municipal em abril.

Segundo o procurador do município, Flávio Tomé, além da redução do número de viagens e veículos em circulação na cidade, a companhia não renovou a frota, conforme determinado no aditivo do contrato, assinado em maio de 2024 para estender a concessão em 20 anos.

O documento estabelece que a concessionária deveria, no sexto mês do primeiro ano, novembro de 2024, incorporar oito novos ônibus à frota. Já no primeiro mês do segundo ano, junho de 2025, outros três veículos zero quilômetro deveriam ser adicionados.

Passado o prazo, o contrato previa multa de R$ 5 mil por dia por veículo não entregue, limitada a 30 dias.

“A empresa descumpriu várias outras cláusulas. Na pandemia, por exemplo, reduziu o número de viagens e de veículos e não retomou o quadro original. Além disso, insiste no pagamento de um subsídio que a prefeitura não considera possível ou justificável”, afirma o procurador.

Rompimento de contrato

Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Sargento Rodolfo (Republicanos) disse não descartar romper o contrato com a companhia após a conclusão da CPI.

“Logo após o término da CPI, os documentos chegarão à prefeitura para que tomemos uma decisão. Estamos reunindo todos os registros de descumprimentos contratuais e, ao final, tomaremos a decisão que for melhor para a cidade”, pontuou.

A reportagem entrou em contato com a Vinscol, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação da empresa.

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse