Emenda de Ricardo Campos mantém juízes e cartórios no Norte de Minas

Em alguns casos, pessoas teriam de se deslocar até 50 km para fazer o reconhecimento de assinatura em documentos

Emenda apresentada pelo deputado estadual Ricardo Campos (PT), ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 40/2023 — encaminhado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) — garantiu a permanência de juízes em todas as comarcas da Região do Norte de Minas, do Vale do Jequitinhonha, da Região Noroeste e do Vale do Mucuri.

A alteração ainda garantiu mais de 500 cartórios em distritos e pequenos municípios, que antes poderiam ser extintos e ter o atendimento remanejado para outras regiões. Em alguns casos, as pessoas teriam de se deslocar até 50 km para atividades cotidianas como o reconhecimento de assinatura em documentos.  

As alterações já estão valendo. Elas foram sancionadas pelo governador Romeu Zema (Novo) no último dia 7 de junho.

O TJMG apresentou uma alteração a Lei Complementar nº 59 de 2001, que organiza e faz a divisão judiciária de Minas Gerais. O TJ tem a possibilidade de mexer livremente na organização das comarcas — conforme critério técnico estabelecido — criar ou extinguir cartórios.

E era o que estava acontecendo na região, com a indicação do TJMG de retirar uma das duas unidades jurisdicionais do município de Manga. Nessa reestruturação que estava sendo empreendida, foram retirados servidores e nomeados juízes que faziam atendimento apenas uma vez por semana. Foi quando Ricardo Campos apresentou emendas propondo um novo desenho jurisdicional à região.

As resistências iniciais do TJMG foram removidas por meio de uma audiência pública promovida pelo deputado, que trouxe diversos representantes da sociedade civil organizada daquela região.

Leia também:

Vereadores aprovam projeto sobre retrofit do Centro de BH

Renúncia de candidato livra federação liderada pelo PT de ter chapa cassada na Grande BH

Mais um sindicato vai ao Tribunal de Justiça para barrar teto de gastos de Minas

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse